Rádio Vila Nova 98.3 FM - A Emissora da Comunidade 
#

Moradores se reúnem nesta segunda para debater a liberação do tráfego na via marginal

 

Após fazerem uma manifestação contra a liberação do tráfego na via marginal à BR 470, os moradores do bairro Sertão Verde irão se reunir na noite dessa segunda-feira (15) para discutirem os próximos passos contra as mudanças no trânsito na região. Segundo explica o presidente da associação de moradores do bairro, Osiel de Moraes, a reunião servirá para repassar o novo acordo feito entre os representantes da comunidade, Policia Rodoviária Federal e a empresa responsável pela duplicação da BR 470, realizada na manhã dessa segunda.

Para continuidade das obras de duplicação, a empresa responsável desviou o tráfego para uma pista secundária, as margens da pista principal da BR 470, para que os trabalhos de reforço do solo pudessem ser realizados. Entretanto, com a falta de segurança para motoristas, pedestres e ciclistas, os moradores da comunidade organizaram uma manifestação solicitando a instalação de faixas de travessias elevadas e melhorias na iluminação no local ainda no sábado (13), mesmo dia da abertura da via.

De acordo com Osiel, tudo parecia bem encaminhado até que no sábado a empresa responsável pela obra liberou a pista que passa em frente ao bairro. Com poucas horas após a abertura do tráfego, foram registrados três acidentes dentro do trecho que passa pela comunidade. Com medo os moradores fizeram barricadas e impediram a passagem dos veículos durante a tarde e inicio da noite de sábado (13). “Os responsáveis nos tinham dito que o tráfego só seria liberado quando estivesse tudo certo. Porém no sábado fomos surpreendidos com a abertura do tráfego. No mesmo dia o pessoal da empresa disse que a abertura foi autorizada pela prefeitura, porém o prefeito nos negou essa informação. Agora vamos aguardar o reinicio das obras de melhorias em frente a comunidade. Queremos segurança para os nossos filhos e moradores”, contou.

Osiel disse ainda que os moradores decidiram se reunir mais uma vez nessa segunda-feia para definir as futuras ações, já que a comunidade vem se sentindo prejudicada e ameaçada com as mudanças pretendidas. “Tivemos o comprometimento da Policia Rodoviária Federal que nos garantiu que a pista só será reaberta com a autorização deles, e que isso só irá acontecer quando o local apresentar toda a infraestrutura de segurança necessária. Só queremos garantias de segurança”, afirmou.

Os moradores solicitavam a implantação de mais uma faixa elevada, porém, a empresa responsável explicou que o pedido não seria possível, e que apenas uma travessia elevada já seria suficiente. Após pedidos da comunidade, a iluminação publica no local será melhorada e outras ferramentas implantadas pela prefeitura. “Eles se comprometeram em instalar uma nova iluminação, além de tachão na pista e sinalizações em todo o trajeto”, revelou Osiel. Além disso, dois retornos serão implantados, um em frente a Serralheria Werner e outra próximo ao Posto Pioneiro, para facilitar a entrada e saída de automóveis no Sertão verde. 

Jornal Metas 16/05/2017