Rádio Vila Nova 98.3 FM - A Emissora da Comunidade 
#

Primeira missa, após a conclusão da obra, será celebrada no próximo domingo (21)

 

O próximo fim de semana promete ser especial e de muita emoção para os católicos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Barracão. Após um ano e cinco meses de obra, a comunidade irá celebrar a conclusão da restauração da centenária igreja. Na manhã de domingo (21) será celebrada a primeira missa na matriz após o início da obra, em dezembro de 2015. A celebração está marcada para às 9h e será presidida pelo bispo diocesano Dom Rafael Biernaski. Porém, os festejos e a movimentação na paróquia iniciam ainda na sexta-feira (19), quando a comunidade está convidada a prestigiar, após a missa das 19h30min, a Noite de Massas. O cartão para a janta custa R$20,00 e poderá ser adquirido no local. 

No sábado (20), os fiéis estão convidados para mais um momento especial: a Noite Luz. Às 19h30min acontecerá uma celebração na gruta e, em procissão, a comunidade seguirá até a igreja e poderá contemplar um show de fogos de artifício. Além disso, as luzes da igreja, tanto da parte externa como da parte interna, serão acessas pela primeira vez. Os festejos seguirão com completo serviço de bar e cozinha e as tradicionais brincadeiras, como roda da fortuna. No domingo (21), após a missa, haverá almoço e completo serviço de bar e cozinha. Roda da fortuna e bingo eletrônico completam as atrações. O público poderá ainda se divertir com a Tarde Dançante, que será animada pela dupla Rodolfo & Márcia Fernandes. 

“Será um momento muito importante para nós. A comunidade aguardava com ansiedade por este dia e tenho certeza que este será um feito que ficará marcado na história desta paróquia”, ressalta o pároco, padre Wilmar Yepes Tabares. Ele explica que a igreja foi completamente restaurada, tanto na parte interna quanto na externa. “A igreja possui 112 anos e há mais de 20 não recebia uma grande obra. Esta restauração era algo urgente”, diz. A obra, segundo o pároco, só foi concluída porque a igreja recebeu o total apoio dos fiéis e dos empresários. Orçada em R$600 mil, a restauração está sendo custeada com verbas arrecadadas com campanhas e eventos promovidos pela paróquia, além de doações. “Até o fim do ano pretendemos quitar todas as despesas”, afirma.

O coordenador do Conselho Pastoral da Comunidade (CPC), Antônio Benassi, se emociona ao falar sobre a obra. “A situação da igreja estava crítica. Até chover dentro chovia”, revela. Segundo ele, a matriz ficou muitos anos sem manutenção. “A última melhoria foi a troca do telhado, mas isso há mais de 20 anos”. Ele, que se dedicou à restauração durante todo esse tempo diz que o esforço valeu a pena. “Além da restauração da igreja, foram feitas melhorias no entorno da matriz e também no cemitério. Esta obra é resultado da parceria da comunidade, que se uniu e fez acontecer”. Antônio Assini, proprietário da Britagem Barracão, elogiou a obra que ajudou a colocar em prática. “Nossa empresa é sempre parceira das comunidades e com a paróquia do Barracão não poderia ser diferente, pois aqui é nossa terra”. A Paróquia Nossa Senhora do Rosário é resposável por quatro igrejas: Santa Catarina (Óleo Grande), Santa Luzia (Arraial dos Claudinos), Nossa Senhora das Graças (Bateias) e Santo Agostinho (Macuco).

Jornal Metas 17/05/2017