Rádio Vila Nova 98.3 FM - A Emissora da Comunidade 
#

A Prefeitura Municipal de Ilhota rompeu o contrato com a Casan e, agora, a empresa Atlantis Saneamento é a responsável pela manutenção do abastecimento de água na cidade. A nova empresa assumiu o serviço nesta quinta-feira, 18 de maio, com um contrato emergencial de seis meses. 
O contrato da Prefeitura de Ilhota com a Casan estava vencido desde o ano de 2007, quando o município ajuizou a ação para assumir os serviços de tratamento e distribuição de água. Sete anos depois, em 2014, o juiz da Comarca de Gaspar deu razão ao pedido do município, desde que fosse comprovada a condição técnica para gerir o sistema. 
Segundo o prefeito de Ilhota, Erico de Oliveira, a falta de investimentos e o fim do contrato com a Casan foram os pontos chave para que a prefeitura assumisse o controle da distribuição da água na cidade. “Durante anos o descaso por parte da empresa estatal com relação não apenas ao tratamento da água, mas aos investimentos necessários, foram visíveis. A exemplo de outras cidades de Santa Catarina que assumiram o controle da água, vamos fornecer um serviço de qualidade”. 
Em Ilhota, o sistema de abastecimento de água atende 100% da população urbana. Com duas estações têm capacidade de tratar 25 litros de água por segundo, possui cinco reservatórios que armazenam 700 mil litros de água. Além disso, possui mais quatro estações de recalque de água tratada. O sistema abastece ainda uma pequena parte do município de Navegantes.
A Atlantis é uma empresa de engenharia, especializada nos serviços técnicos de operação e manutenção de abastecimento e água e esgoto. Com sede em Jaguaruna, a Atlantis atua há 10 anos no mercado e é responsável pelo abastecimento das cidades catarinenses de Blumenau, Tubarão, São Bento do Sul, Gravatal, Imbituba, Balneário Rincão, Balneário Gaivota, Sombrio, Praia Grande, Jaguaruna, morro Grande, Santa Rosa do Sul, Capivari de Baixo, Campo Alegre, São José do Cedro, Sandão e Meleiro; além de Várzea, no Mato Grosso.

Jornal Cruzeiro do Vale 19/05/2017