Rádio Vila Nova 98.3 FM - A Emissora da Comunidade 
#

Arte e cidadania. O grupo Detalhe Teatro, de Santa Catarina, leva para a cidade de Gaspar o projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania, que oferece oficinas de arte com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) - política governamental que desenvolve ações em grupos ou coletivos e visa ampliar trocas culturais, vivências, fortalecer os vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Serão cinco modalidades de oficinas, que ocorrem a partir do dia 11 de setembro e seguem até abril de 2018: Artesanato, ministrado pela oficineira Natele Petersen; Dança, por Renan Batschauer; Musicalização, pelo oficineiro Marcelo Branco; Teatro, ministrado pelos atores Zanza França, Jean Massanero, Roberto Morauer e James Beck; e Teatro de bonecos, pelo oficineiro Pedro Boneco.

Cerca de 450 crianças e adolescentes (de sete a 16 anos) do SCFV serão beneficiadas com as oficinas, que ocorrem no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Casa da Família, CRAS Zilda Arns, CRAS Silvio Schramm, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no Centro de Convivência da Terceira Idade e no Bairro Bateias, com turmas nos períodos matutino e vespertino. Para participar, a comunidade de Gaspar deve procurar os CRAS ou a Secretaria de Assistência Social do município.

Ministrante da aula de teatro, Roberto Morauer afirma que a prática artística traz, em sua essência, a possibilidade de proporcionar que os indivíduos assimilem uma vasta gama de conhecimentos. “Não só para se tornarem artistas, mas também para o desenvolvimento da consciência grupal, das potencialidades expressivas, do raciocínio e do equilíbrio físico e emocional”, comenta. Ele ainda acrescenta que esse convívio físico e emocional promove o respeito às diferenças físicas, étnicas e culturais e diminui bloqueios de preconceitos, baixa autoestima e dificuldades na convivência em grupo, problemas comuns na sociedade atual. “Além disso, promove a sensibilização de crianças e adolescentes, o que contribui para a vida futura dos cidadãos”.

Para o oficineiro, Jean Massanero, as ações do projeto estão diretamente relacionadas com três eixos norteadores aos direitos da criança e do adolescente: a do direito à Convivência Familiar e Comunitária, pois todas as oficinas promovem a prática e a necessidade da convivência e da grupalidade; do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, sendo que o projeto visa colaborar com a inserção da prática artística nos processos de formação, educação e desenvolvimento, o que também é garantir o direito à cultura; e do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. “Todas as oficinas têm a capacidade de promover a profissionalização, pois há a experimentação da prática artística considerando a real possibilidade do participante, futuramente, em ser um artista profissional”, explica.

O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania é aprovado pelo edital de chamamento público 02/2017 - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar e patrocinado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Acompanhe as notícias e as novidades do projeto pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro

Detalhe Teatro

É uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos junto a crianças e a adolescentes, e, desde 2013, atua em Gaspar através do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), onde realizou seis projetos junto às comunidades do município. Estes projetos compreenderam apresentações de peças temáticas e oficinas de teatro, teatro de bonecos e musicalização.

Oficinas do projeto

Artesanato: promove concentração e foco. Desenvolve várias técnicas como mandalas, pulseiras e colares de macramê, técnica tie dye de pintura sobre malha, com tingimento e amarrações; essa oficina também possibilita futura geração de renda. Ministrada por Natele Petersen.

Dança: desenvolve a coordenação motora, ritmo e expressividade corporal própria, promove o aprendizado dos movimentos e linguagens da dança, monta coreografias a partir das possibilidades individuais, gerando a autoconfiança. Trabalha princípios do movimento, elementos do movimento e as dimensões sócio-histórico-culturais das danças. Ministrado por Renan Batschauer.

Musicalização: proporciona a percepção do universo sonoro-musical, desenvolve a criatividade, contribuindo com o processo de construção do conhecimento. Ensina a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos e recicláveis e a pintura dos instrumentos. Ministrado por Marcelo Branco.

Teatro: com linguagem apropriada para cada faixa etária, trabalha com técnicas de atuação que objetivam a expressão corporal, a preparação vocal, o desenvolvimento da expressão verbal, a sociabilidade, a integração e o desenvolvimento da capacidade do trabalho e vivência em grupo. Ministrado por Zanza França, Jean Massanero, Roberto Morauer e James Beck.

Teatro de bonecos: confecção e manipulação dos bonecos para a montagem de peças teatrais, servindo de instrumento pedagógico e de comunicação entre crianças e adolescentes e a sociedade, além de desenvolver e afinar a psicomotricidade. Ministrado por Pedro Boneco.

Serviço

 

CRAS Casa da Família

Endereço: Rua Tubarão nº 13 - Bela Vista - Jardim Primavera

Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)

Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30)

Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).

 

CRAS Zilda Arns

Endereço: Rua Argemiro Krause nº 103 - Loteamento Novo Horizonte - Gaspar Mirim

Artesanato: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 8h às 10h e das 13h às 15h)

Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30)

Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h)

Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h30 às 11h30 e das 13h às 15h).

 

Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks

Endereço: Rua Monte Castelo nº 160 - Bairro Sete de Setembro

Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)

Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).

 

CRAS Silvio Schramm

Endereço: Rua das Palmeiras nº 35 - Margem Esquerda - Sertão Verde

Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)

Musicalização: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30)

Teatro de Bonecos: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30).

 

Centro de Convivência da Terceira Idade

Endereço: Rua Frei Canísio nº 500 – Coloninha

Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h)

 

Bairro Bateias

Local a confirmar

Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (sextas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h às 15h).

Jornal Cruzeiro do Vale 13/09/2017